Aquele velho problema de guardar sapatos

Lembra da Laiane, aquela minha amiga que queria inspirações em roxo e lilás para um quartinho, e que eu dei algumas sugestões neste post? Parece que a reforma da casa dela está acabando e agora ela precisa guardar duas coisas muito importantes: livros e sapatos. Sobre os livros eu falarei depois. Sobre sapatos eu tenho algumas idéias. Acima de tudo, penso que quem gosta de sapatos tem que saber cuidar deles. E por isso eu achei um post super legal com dicas de "Como organizar e conservar seus calçados" e "Como conservar seus calçados". O primeiro tem dicas muito boas sobre organização e o segundo a respeito de limpeza de acordo com o material de fabricação dos sapatinhos. Uma das principais dicas é deixar os sapatos "respirando" um pouco na área de serviço, logo após o seu uso, para não guardá-los ainda suados. Por isso separei meu post em três partes: a primeira é de mobiliário para guardar, a segunda é para receber os sapatos na área de serviço (porque você não vai deixar lá jogado de qualquer jeito pra sua mãe dar um fim, né Lai?) e a terceira é sugestões de "embalagens" para sapatos mais delicadinhos.

Quero antes considerar que eu não sou arquiteta, não sou designer de interiores, não sou decoradora, não sou personal organizer, não sou ninguém. Sou apenas uma palpiteira que resolveu reunir imagens para inspirar minhas amigas a deixarem a casa mais bonita e arrumada. Então, se eu escrever bobagem e vocês quiserem me ajudar, fiquem a vontade. Se seu objetivo é outro, não encha meu saco.

Voltamos à programação normal...

Vamo nessa?

PARTE 1: Mobiliário

Jeito clássico de organizar em um closet. Atenção: na minha casa eu tenho dessas bandejas e meus sapatos de sallto não cabem. São altos demais para ficarem aí. Se for mandar projetar um armário assim, meça antes seus sapatos mais altos. Esta solução não se aplica a botas.

Eu gostei muito desse, mas não gosto de misturar sapatos com roupas a não ser que seja um armário aberto como este. Em armário fechado, não indico.

Linda vitrine, né?

Tem muitos apartamentos em Brasília que têm um "vão" inútil debaixo das janelas. Este é um bom exemplo de aproveitamento de espaço.


Tem uma porta aí? Que tal uma sapateira atrás? Essas sapateiras são bem antigas, né? Rasgam fácil também. Eu acho indicável para sapatilhas, chinelos e sapatinhos baixos e de pouco volume.

Preciso dizer que amei este móvel?

Esse aqui é bacana pra quem tem um hall e não gosta de entrar em casa calçando aquele que te aturou o dia inteiro sem reclamar. Bota o sapato aí e fecha essa portinha, por favor. E depois tire ele daí e guarde adequadamente.

Outra versão daquele mobiliário que pode ficar em baixo da janela.


Não gosto de sapatos perto de roupas, nem do colchão. Mas essa é uma boa idéia para quem tem problemas de pouco espaço.

Lindo, né? 

Closet luxo!

Esse é bom para o dia que vc encher o saco dos sapatos e quiser jogar todos fora. Pode guardar todos os seus livros aí. #brincadeirinha!

Coisa feia. Só isso.

Eu adoro essa coisa de pendurar os sapatos. Muito prático pra quem acorda atrasada sempre (tipo eu... cof cof cof...) e precisa só arrancar o sapato da gondola e enfiar no pé pra sair correndo.


2ª PARTE: Secando os sapatinhos na área de serviço

Acredito que estas cestas de acrílico você pode achar numa leroy merlin ou similar. 

Simples e barato!

Esse daqui é mais bonito, mas é a mesma coisa da imagem anterior.

Legal né? Todos penduradinhos enxugando do suor :)



Esse tipo de aramado você também encontra na Leroy e lojas do gênero :)

3ª PARTE: Acondicionando o porta-jóias (porque o pezinho da gente é jóia delicada, né?)

Alguns sapatos merecem ser guardados dentro de embalagens. Lá em casa eu guardo dois sapatinhos de camurça dentro desses pacotinhos. Quer ver?

Essas caixinhas de acrílico são muito boas, mas são caras. O legal é poder ver os sapatos e puxar a caixa certa na hora de se vestir.

Olha elas aqui de novo! :D

Esses pacotinhos são ótimos para guardar sapatos delicados. Eu guardo desta forma dois sapatinhos de cobertura aveludada que tenho.

Essa outra forma ótima: tire fotos do sapato, imprima e cole na caixa correspondente. Eu guardo meus sapatos em caixas, as no lugar das fotos eu simplesmente descrevo com pincel atômico o conteúdo das caixas.

Fofo, né? Lai, você costura! Faça estes pacotes com plástico e TNT! :D Faça um monte e doe às suas amigas mais lindas e inteligentes :D 

Faltou espaço? Que tal debaixo da cama?

 Gostou? Tomara que sim!

As imagens são da Web.

Beijos!

Comentários

Morganah disse…
lindossss.... fica até difícil escolher o meu preferido!
Laiane Ernesto disse…
Meeooo Deuusss!!! Amei quase todos, tirando aquele roda a roda dos sapatos hehe Acho que vou fazer a ideia dos pinduradinhos...Aiii não seiiii. Te mandarei as fotinhas depois bjusss e obrigada!
Amei seu blog!
Estou fazendo um close, e encontrei uma excelente idéia.
Você é dez.
J. Miguel Arcanjo, Escritor Sacro
Autor do Livro A CRIATURA - Experiência Genética

Postagens mais visitadas deste blog

Iluminação sem gesso

Cortinas para a casa nova dos meus amigos Lai e Lu

Discurso que proferi na minha colação de grau do curso de Arquivologia, da UnB, dia 03 de fevereiro de 2009, em Brasília.